O GIGANTE BUDA DE PEDRA NA CHINA.


Esta enorme estátua de pedra de Buda tem 71 metros de altura e foi construída entre os anos 713 e 803 durante a dinastia Tang. Esculpido em um penhasco as margens do rio Min, na província de Sichuan, China perto da cidade de Leshan, esta é a maior e mais alta estátua de Buda feito de pedra do mundo e é considerada a mais alta estátua pré-moderna do mundo. E toda área do Monte Emei, incluindo as áreas que cercam a estátua de Leshan foram classificadas em 1996 como patrimônio mundial pela UNESCO.
A construção da estátua gigante de Buda em Sichuan foi iniciada no ano 713 pelo monge chinês Hai Tong, mas após sua morte a obra ficou paralisada durante 70 anos e só foi retomada após os discípulos de Hai Tong recomeçarem os trabalhos que só foi concluída em 803.
Com os seus 71 metros de altura, a estatua representa um Buda sentado com as mãos apoiadas nos joelhos abençoando e acalmando as águas do rio Min. Seus ombros tem 28 metros de largura e sua menor unha é grande suficiente para abrigar uma pessoa sentada.


Há um ditado local que diz: - A montanha é um Buda e o Buda é uma montanha. O ditado se refere à cadeia de montanhas na qual o Buda de Leshan está localizado, que quando visto do rio a montanha parece um Buda adormecido, com a estátua do Buda Gigante de Leshan esculpida no meio como seu coração.

Fonte:em.wikipedia.org/wiki/leshan


Nenhum comentário