UM OCEANO DE LIXO NO CARIBE


Um horizonte de lixo flutua nas águas do Caribe, desde utensílios de plásticos, calçados velhos e recipientes de comida.
Esta é a situação pavorosa que está a Reserva Marinha dos Cayos Cochinos na costa de Honduras. Um verdadeiro crime ambiental.
Foi assim que se sentiu a fotografa Caroline Power, em uma cena de crime, antes um local lindo e quase intocado, hoje um grande mar de lixo.
O grupo de conservação dos oceanos Blue Planet Society, acredita-se que o lixo veio do rio Montigua na Guatemala e foi levado ao oceano por causa das fortes chuvas sazonais. E que a Guatemala não tem um sistema eficiente de coleta de lixo que cobre todo o país e que o lixo é simplesmente despejado nas margens dos rios.

VEJA O VÍDEO:


Mundialmente os oceanos sofrem com a poluição e problemas como o aumento da temperatura e acidificação dos oceanos – quando suas águas absorvem mais níveis de carbono e acidez.
A poluição é uma grande ameaça, e infelizmente imagens de aves marinhas consumindo tiras de plástico, tartarugas presas em redes plásticas, são exemplos da agressão do ser humano no meio ambiente.

Fotos:Caroline Power

Mas o problema não é só no Caribe, estima-se que 8 milhões de toneladas de plástico entrem nos oceanos a cada ano,e que é o mesmo que esvaziar um caminhão de lixo a cada minuto.
Ainda de acordo com a Blue Planet Society, se essa poluição não for contida, nos próximos 50 anos viveremos ao lado de uma paisagem árida, poluída, superaquecida ou praticamente morta.
Está mais do que na hora de nos conscientizarmos, que esse mundo é nossa casa.



Fonte:globalcitizen.org



Nenhum comentário