VAMPIROS NA CULTURA POP


Sim, eles querem chupar seu sangue,e são assustadores,sangrentos e alguns engraçados também.
Dos filmes de terror,os de vampiros são os mais amados,acho que por ser parte da cultura universal.Em toda parte do mundo tem historias e versões próprias desse mito,gerando lendas e historias assustadoras e lógico que a cultura pop não iria perder a oportunidade de explorar esse nicho.A fascinação e curiosidade pelos vampiros existe há muito tempo,desde livros,historias em quadrinhos e filmes mudos.E hoje existe muitos filmes,(muitos de qualidade questionável )alguns assustadores,filmes de ação,romance,drama,vampiros engraçados e até filmes eróticos.
Mas o que atrai tanta atenção para as historias de vampiros?Será por que vampiros tem uma trágica maldição de matar pessoas para viver eternamente ou por ser uma fantasia escapista desta poderosa, carismática e imortal criatura.

Mortos-vivos,múmias,lobisomens,todos tem lugar na cultura mundial,mas acho que vampiros são os preferidos quando se trata de monstros.Afinal desde 1913 vampiros cinematográficos estão entre os filmes mais populares da historia.O Vampiro(1913) filme dirigido por Robert G.Vingola até aos atuais filmes de vampiros modernos.
O vampiro mais famoso?Claro que é o Drácula escrito por Bram Stoker,mas se procurarmos na historia o verdadeiro Drácula,é citado por muitos historiadores como sendo o príncipe romeno Vlad Tepes (1431-1476),figura que serviu para modelar o caráter de Drácula de Stoker.
Vampiros como o Drácula, são os que as pessoas estão mais familiarizadas, são mortos-vivos que só andam na escuridão,e que retornam de sua sepultura para sugar o sangue humano,esses vampiros surgiram a apenas algumas centenas de anos.Há outras versões de vampiros bem mais antigos,mas que não eram considerada de origem humana,mas sim de entidades sobrenaturais e demoníacas e que não tomavam a forma humana.
Mattew Beresford,autor do livro From Demons to Dracula:The Creation of  the modern Vampire Myth de 2008,afirma que: ¨Há fundamentos para existência de historias de vampiros no mundo antigo,e é impossível provar quando surgiu o mito.Há sugestões de que o vampiro surgiu de feitiçaria no Egito antigo,um demônio invocado de outro mundo para o nosso.¨ Há vampiros asiáticos,como o Jiangshi chinês,espíritos malignos que atacam as pessoas e drenam sua energia vital, e muitos outros.


CURIOSIDADES...

A palavra vampiro surgiu na língua inglesa em 1734,quando foi usada em um poema anglo-saxão:The Vampire of the Fens.

O relato mais antigo dessa criatura é encontrado em um antigo sumério babilônico datado de 4.000 aC que descreve ekimmu ou edimmu(aquele que é arrebatado),um tipo de espírito ou demônio que não foi enterrado.

O primeiro trabalho de ficção sobre um vampiro,foi publicado por John  Polidori chamado The Vampire em 1819.
Em 2009,um crânio feminino do século XVI foi encontrado com uma pedra enfiada em sua boca.Não era incomum nesse século empurrar uma rocha ou pedras na boca de supostos vampiros.


O fato de um vampiro odiar a luz do sol é uma invenção recente,na historia antiga não se vê nenhuma menção sobre isso.

O nome Drácula ficou famoso com a publicação do livro homônimo em 1897 criado por Bram Stoker.

Nosferatu foi um dos primeiros filmes de vampiros de sucesso,ele foi feito em 1921 e foi uma adaptação do livro de Bram Stoker mas não autorizada pelo autor.

Em 1931 é lançado ¨Drácula¨ a primeira adaptação autorizada do livro de Bram Stoker,tornando-se um enorme sucesso.


Nos filmes ou na literatura,vampiros são muitos diferentes dos mitos históricos.Vampiros do cinema são altos,atraentes,sedutores e inteligentes,dormem em caixões,tem uma sede insaciável por sangue,e devem ser atingidos por uma estaca no coração para serem mortos.Muito diferentes dos vampiros antes de Bram Stoker,que eram geralmente camponeses pobres,com pouca inteligência,não dormiam em caixões e poderiam ser mortos queimados.Com a popularização do mito vampiro,ele foi mudando com o passar dos anos e a cultura pop ajudou muito nisso,visto que até os dias atuais são quase 700 filmes sobre vampiros e mais de 200 deles apresentam o famoso conde Drácula.São mais de 1000 romances de vampiros e muitas HQs,a maioria publicada nos últimos 30 anos,de acordo com a IMD.

Vamos listar alguns filmes vampirescos. Saiba que não é uma lista de melhor ou pior!Quem sabe tem um que você ainda não viu...


OS GAROTOS PERDIDOS (1997)

Os irmãos adolescentes Michael e Sam se mudam com a sua mãe para uma pequena cidade no norte da Califórnia. Enquanto o jovem Sam encontra o par de almas gêmeas nerds Edward e Alan, o angustiado Michael logo se apaixona por Star, que é escrava de David, o líder de uma gangue local de vampiros. Sam e seus novos amigos embarcam na missão de salvar Michael e Star dos mortos-vivos.

Direção: Joel Schumacher



FOME DE VIVER (1993)

John é o amante da linda vampira Miriam, que existe desde a época dos faraós. Ele acha que viverá para sempre, mas começa a envelhecer rapidamente e Miriam procura um novo companheiro.

Direção: Tony Scott





DRÁCULA (1931)
 
Após hipnotizar um soldado britânico e transformá-lo em seu escravo, o misterioso Conde Drácula viaja para Londres e passa a residir em um velho castelo. Logo, Drácula passa a sugar o sangue de mulheres jovens, transformando-as em vampiras. Quando ele coloca seus olhos em Mina, a filha de um importante médico, o caçador de vampiros Van Helsing é convocado a impedir que o vampiro continue a causar estragos.

Direção: Tod Browning, Karl Freund




30 DIAS DE NOITE (2007)

No extremo do Hemisfério Norte, o vilarejo de Barrow, no Alasca, tem um mês inteiro de escuridão todo ano. Mesmo com a maioria dos residentes viajando para o sul durante o inverno, alguns acabam ficando em Barrow. No entanto, aqueles que ficam acabam se arrependendo, pois vampiros famintos chegam ao vilarejo para se alimentarem e o policial Eben, sua esposa e um grupo de moradores farão de tudo para sobreviver.


Direção: David Slade 





CRONOS (1993)

Em 1536, um alquimista criou o Cronos, objeto que concede vida eterna a quem o detém. Séculos depois, Cronos chega às mãos de um vendedor, que dispara o mecanismo e causa uma grande transformação em sua vida.



Direção: Guillermo del Toro






DEIXE-ME ENTRAR (2010)

Owen é um garoto solitário de 12 anos de idade que é alvo de bullying na escola. Quando um novo vizinho se muda para a cidade, Owen finalmente encontra uma amiga verdadeira em Abby. A nova amizade lhe dá forças para enfrentar o bullying. Porém, Abby esconde um segredo terrível: ela é uma vampira com sede insaciável de sangue.

Direção: Matt Reeves





VAMPIROS DE JOHN CARPENTER (1998)

Desde que seus pais foram assassinados por vampiros, Jack Crow tem um propósito na vida: colocar estacas nos corações dos sugadores de sangue. Com sua equipe de matadores de vampiros e com a ajuda da Igreja Católica, Crow percorre o deserto do Novo México à procura de tocas dos mortos-vivos para aniquilá-los. Em um motel de beira de estrada, o caçador dá de cara com Jan Valek, um vampiro chefe dotado de incríveis poderes e que tenta conseguir uma cruz que o deixará imune à luz do sol.

Direção: John Carpenter



DRÁCULA DE BRAM STOKER (1992)

No século 15, a Igreja se recusa a enterrar em solo sagrado a grande paixão do líder dos Cárpatos que decide, então, renegar a instituição religiosa. Ele passa a perambular através dos séculos até encontrar a suposta reencarnação de sua amada.


Direção: Francis Ford Coppola





A HORA DO ESPANTO (1986)

Adolescente viciado em programas de terror acredita que seus novos vizinhos são vampiros disfarçados. Ele pede ajuda a um pretenso caçador de vampiros, que se recusa a ajudá-lo por covardia e por não acreditar na história.


Direção: Tom Holland




ENTREVISTA COM O VAMPIRO (1994)

Nascido como um senhor do século 18, Louis é agora um vampiro bicentenário que conta sua história para um biógrafo. Suicida, após a morte de sua família, ele encontra lestat, um vampiro que quer persuadí-lo a escolher a imortalidade e se tornar seu companheiro. Eventualmente, o gentil Louis resolve deixar seu violento criador, mas Lestat faz com que ele sinta-se culpado quando transforma uma jovem

Direção: Neil Jordan



UM DRINK NO INFERNO (1996)


Dois irmãos criminosos sequestram um pastor e sua família e cruzam a fronteira, chegando ao México. Eles se escondem em uma boate mexicana, mas descobrem que os frequentadores do local são vampiros.

Direção: Robert Rodriguez


Fonte:Wikipedia,imdb.com,livescience.com






Nenhum comentário